Clique no link para ver meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br

Programação de Computadores e Dispositivos Móveis (Android)


LINKS DAS AULAS DO CURSO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E DISPOSITIVOS MÓVEIS

ANTES DE TUDO É IMPORTANTE SABER QUE SÓ APRENDER A PROGRAMAR, QUEM REALMENTE PROGRAMA. APENAS ASSISTIR OS VÍDEOS, MUITO PROVAVELMENTE, NÃO VAI ADIANTAR MUITO. A MINHA DICA É: ASSISTAM CADA VÍDEO E DESENVOLVA UM CÓDIGO RELACIONADO AO VÍDEO ASSISTIDO. NESTES CÓDIGOS, FAÇA TESTES. REMOVA UMA LINHA. UMA VARIÁVEL E VEJA OS RESULTADOS. VOCÊS MESMOS IRÃO IR DEDUZINDO O QUE CADA COMANDO FAZ. OUTRA DICA É APRENDER A BUSCAR CÓDIGOS  NA INTERNET E ADAPTA-LOS AO CONTEXTO DO SEU PROGRAMA.


O objetivo do curso é dar uma base sólida do tema programação de computadores aos alunos para que os
mesmos sejam capazes de desenvolver sistemas para computadores pessoais, smartphones, etc. Estes sistemas deverão ser capazes de obter informações de usuários a partir de interfaces gráficas e armazenar/gerenciar estas informações através de arquivos e/ou Banco de Dados. Para isso, o aluno terá: introdução à programação de computadores e algoritmos; lógica de programação básica; lógica de programação avançada e banco de dados; desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Considerando que o curso está dividido em 4 módulos, tem-se abaixo os objetivos específicos para cada um deles.

1) Introdução à programação de computadores e algoritmos
Neste módulo, o aluno vai ter o primeiro contato com técnicas para desenvolver sequencias lógicas em busca de resolver qualquer tipo de problema. Após isso, os conceitos relacionados à computação (bits, bytes, armazenamento em memória, etc) serão abordados. Além disso, o módulo introduz conceitos do que é uma linguagem de programação a partir de exemplos reais utilizando a linguagem C. Antes de começar a programar, precisamos entender o que é isso. Melhor ainda, entender como funciona um computador. Separei alguns vídeos que assisti e achei muito interessante. Ficou bem fácil de entender!
Notem que é somente neste módulo 1 que iremos ver vídeos de autoria de outras pessoas. Os módulos 2, 3 e 4 são vídeos criados por mim e pelo professor Rodrigo Pantoni.

Pessoal, não deixem de entender cada um dos vídeos, pois sem os conceitos abordados, muitas coisas na programação não farão muito sentido para vocês.

Você sabe o que é um BIT? Realmente sabe?  Não basta entender o conceito de um BIT. Você tem que entender o que ele é e como ele é realmente utilizado dentro de um computador. Não deixe de ver este vídeo. Garanto que você vai começar a olhar para o computador de forma diferente.

Entenderam o básico? Vamos então entender quais são os componentes de um computador e sua forma de funcionamento.  Além disso, este vídeo mostra o que você, futuro programador, irá fazer. Vale o reforço novamente: não deixe de ver o vídeo!
Nada adianta você aprender programar sem saber o que realmente você está fazendo.

Agora que entendemos o que é programar um computador, os conceitos de bits e bytes, vamos entender como funciona uma imagem no computador e/ou em uma máquina fotográfica.

Ainda não acabou pessoal! Em uma de nossas disciplinas, aprenderemos a armazenar informações vindas de um software dentro de arquivos. Portanto, precisamos saber o conceito disso tudo. O próximo vídeo explica bem isso tudo!!

Bom pessoal. Neste momento, boa parte dos conceitos básicos necessários para vocês compreenderem e acompanharem o curso foi passada. Depois de ver e entender tudo isso, uma pergunta ainda ficou no ar... Como estes computadores se comunicam?
O próximo vídeo vai ajudar você entender isso. Fiquem atentos aos detalhes, pois quando formos aprender banco de dados, vamos precisar entender um pouco sobre redes de computadores, afinal, grande parte dos sistemas que utilizam banco de dados trabalham através de uma rede.

Falando em redes..... qual é a grande rede mundial? Vamos entender melhor ela?

Para fechar a série de vídeos, vamos assistir algumas coisas sobre trabalho em grupo através da internet.

Agora que vimos os conceitos de computação necessários para o curso, vamos entender o que é um algoritmo, que é a base da programação. Separei para isso um ótimo vídeo. Escolhi apenas a primeira aula, pois as outras acabam repetindo as aulas que veremos no próximo módulo. Caso queiram assistir as outras aulas, fiquem a vontade. Quanto mais, melhor!

Pessoal, notem bem o seguinte: vocês não serão mais usuários do computador. Não aprenderão a usar o computador, ou o Windows, ou o Word, Excel, etc.  Vocês não usarão uma calculadora, Vocês farão uma! Vocês estão sendo preparados para desenvolver programas para computadores. Isso é feito através de algoritmos ou de sequencia de comandos.
Notem, nem todos os conteúdos requisitados nos exercícios foram vistos nos vídeos. Isto é proposital. Quero que todos fiquem treinados para pesquisar. Programar computador depende muito disso. Vocês todos são capazes de pesquisar! Basta treinar e querer. Quer ser programador, aprenda então a ser pesquisador!

2) Lógica de programação básica
Neste módulo, o aluno vai ter, através da linguagem de programação C, os primeiros contatos com variáveis, estruturas sequenciais (entrada, processamento e saída de dados), estruturas de decisão, estruturas de repetição, vetores unidimensionais e modularização (funções e procedimentos). Abaixo temos o link da playlist do Youtube com todas as aulas de linguagem C.

3) Lógica de programação avançada e banco de dados
Com os conceitos básicos de programação entendidos, o aluno então é capaz de compreender a lógica de programação orientada a objetos através da linguagem Java. Neste módulo, o aluno irá aprender, através de exercícios práticos, a desenvolver uma interface gráfica (caixas de texto, botões, rótulos, etc.), ler os valores inseridos na mesma e armazenar estas informações em um arquivo. Após isso, o tema Banco de Dados é apresentado de forma que o aluno seja capaz de definir o momento correto de utilizar arquivos ou Banco de Dados para armazenamento de informações. O aluno terá contato com os principais comandos SQL (insert, delete, update e select). Com os conhecimentos de Banco de Dados adquiridos, o aluno aprenderá a manipular informações do Banco de Dados a partir de um sistema desenvolvido por ele, utilizando para isso a linguagem Java e todos os conceitos adquiridos até o momento.

A primeira dica de leitura, é entender como o Java funciona no computador. O link abaixo mostra o funcionamento do Java e compara com o funcionamento da linguagem de programação C.
http://www.devmedia.com.br/entenda-como-funciona-a-java-virtual-machine-jvm/27624

Abaixo temos o link da playlist do Youtube com todas as aulas de Java e Banco de Dados.

4) Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis
Este módulo fecha o curso e através dele, o aluno aprenderá a desenvolver aplicativos básicos que serão executados em dispositivos inteligentes como smartphones, tables, etc. O curso fará uma introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis. O conteúdo programático conta com desenvolvimento de aplicativos básicos incluindo elementos de interface gráfica; recursos do dispositivo e banco de dados para dispositivos móveis.
Abaixo temos o link da playlist do Youtube com todas as aulas de Android


Querem aprender mais algumas coisas?
Vejam as playlists abaixo:
Introdução a Programação para Web

Programação Orientada a Objetos - Java e ArgoUML


DESENVOLVIDO POR:
RODRIGO PALUCCI PANTONI (http://lattes.cnpq.br/5971351057949885)